A História do Logo

Quem não conhece a pureza da água de Luso?

Certamente que todos os portugueses, através das Gerações Saudáveis, conhecem a Água de Luso como a sua Marca de água preferida e de confiança.

Desde 1938, a Água de Luso e a Sociedade da Água de Luso adotaram como símbolo a imagem designada de ‘pureza’, inspirada na designação que o professor e químico Charles Lepierre deu à Água de Luso, quando a classificou como “puríssima”, em 1903.

Para materializar a ideia, a administração da Sociedade Água de Luso pediu ao Mestre João da Silva que criasse um logo representativo dessa pureza. A imagem - a de uma criança a beber água - resultou na escultura em mármore, que está localizada no Núcleo Museológico do Luso, localizado no Casino. Existe também, e com base na mesma escultura, uma outra em bronze, que pode ser vista na recepção das Termas do Luso – Buvette.

Escultura Luso

O mistério da escultura


Sempre se tentou saber quem teria servido de modelo a esta escultura. Existiam dúvidas se o modelo tinha sido uma rapariga ou um rapaz, uma vez que a escultura não apresenta uma forma definida.

Nuno Pinto de Magalhães, então Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas e da Sociedade da Água de Luso - sempre quis conhecer a história da escultura.

E foi no verão de 2011 que recebeu um telefonema de uma senhora, dizendo que o tinha visto na televisão, a ser entrevistado. A grande novidade que tinha para lhe dar, e para a qual pedia que não fosse revelada a fonte, é que o modelo da estátua era, afinal, a sua vizinha de cima, Maria de Lourdes Nunes Rocha. 

Após alguma investigação, chegou-se ao contacto com essa senhora, que, com uma certa desconfiança inicial, rapidamente demonstrou uma amabilidade encantadora.

A história desvendada

Foi nesse mesmo verão que Maria de Lourdes contou a história que se segue.
Tudo aconteceu aos 9 anos de idade, quando frequentava a Escola Primária. Durante uma aula, o escultor João da Silva entrou na sala e perguntou se alguém estaria interessado em ser fotografado para a modelo. Praticamente todas as crianças colocaram o dedo no ar. No entanto, a escolhida foi a menina que tinha sido chamada ao quadro, e que nada disse.

Após autorização dos pais, Maria passou a ir ao atelier do escultor, depois das aulas, para posar, recebendo 10$00 para comprar rebuçados, uma vez que os pais não queriam dinheiro em troca do trabalho da filha.

Mariapureza

Maria, não sabendo o propósito daquela sua prestação, usava então um fato de banho com alças e a maior dificuldade que tinha era erguer as mãos, a pedido do escultor, como se estivesse a beber água de uma taça.

Mais tarde, viu o resultado do seu trabalho refletido nos rótulos das garrafas de vidro e nas Termas de Luso, aquando da visita à escultura da Buvette, o que a deixou bastante feliz. Concluída a escultura, o mestre João da Silva ofereceu-lhe um molde em gesso, que sempre guardou com muito carinho.

A Evolução do Logo

Em 1916, o logo da Água de Luso foi criado com o propósito de representar a pureza. 

Na primeira versão, é possível ver a figura de uma criança a beber água: trata-se da junção de dois símbolos puros, representados pelo Mestre João da Silva.
Com o passar dos anos, houve a necessidade de modernizar esta imagem, tornando-a mais apelativa, atual e estilizada, resultando na sua evolução até aos dias de hoje.